Boas Vindas

Bem-Vindo a este blog que quer anunciar o Amor de Deus aos confins de toda a Terra

terça-feira, 22 de junho de 2010

Sim, todo homem é bom!



É fato que vivemos em um mundo estranho hoje. Estamos cheios de tudo que possa ajudar-nos a viver melhor e vivemos cada vez pior. Digo isto em campos econômicos, sociais, políticos, mas principalmente em campos relacionais.
É estranho, mas parece que temos nos amado menos, e com isso a confusão fica armada. Verdadeiras guerras armamos todos os dias e com isso vamos desacreditando em nós mesmos. Passamos pela insegurança e pelo desconforto de sermos homens racionais, porque nossas ações não condizem com aquilo que de fato somos. O que somos mesmo?
Somos homens racionais. Racionalidade esta que não é propriedade nossa, mas que herdamos. Somos racionais porque temos como que centelhas de Deus em nós, justamente por causa desta razão, ou melhor dizendo, desta alma.
Quando vimos que alguém age barbaramente ele é um desalmado, mostrando assim que esta razão está além do simples fato de conhecer, mas se encontra numa esfera valorativa. A alma transcende a faculdade cognoscitiva. Aquele homem não possuía o valor de humanidade.
Agora, se para existirmos precisamos de possuir alma, aquele, a quem chamamos de desalmado, não a possui mesmo existindo? Sim, ele a possui embora não tenha agido segundo a sua realidade. Devido a vários fatores, ele como que amorteceu a sua consciência moral (também faculdade da alma) chegando ao ponto de não mais agir de acordo com a sua natureza.
O erro que podemos encontrar neste caso ao julgarmos o mesmo é que não é que ele seja mal, mas se corrompeu em sua bondade, esta é fruto da imagem e semelhança do homem com Deus. Assim, o mal não é oriundo da natureza humana mas consequência da negação de Deus, enquanto fonte de todo Bem. Consequentemente, o mal, no caso daquele homem acima, é fruto do meio em que vive, meio que está mal também por causa do pecado no homem.
Desta maneira, a melhor forma de se mudar a realidade daquele meio, e por isso mudar o homem que ali vive, e semear o amor. O amor é a fonte transformadora do mal em Bem. Foi por amor que Cristo transformou o que era antes sinal de maldição, a Cruz, em sinal de glória divina. Foi por amor a Deus e a nós, que ele fez. Expulsemos o Mal com a presença do Amor, pois onde há luz não pode haver trevas! Só o amor é capaz de mudar toda a realidade, por isso temos que deixar Deus amar o mundo por meio de nós, homens sedentos deste mesmo amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário